sábado, 29 de dezembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE MORTE FRANCISCO VARGAS E JONATAN PINHEIRO


FRANCISCO VARGAS (Cantor. Compositor. Instrumentista. Gaiteiro)
De estilo popular próximo ao de Teixeirinha. Em 1981, gravou de sua autoria, entre outras as composições "Fracassar por quê?", "Te deixei trovando", "Índio chucro", "Recordando a infância" e "Rei da grossura". Em 1982, lançou outro LP, interpretando "Fui eu que fiquei trovando" e "Sinto orgulho do (...)

Amor à querência (c/ José Carlos Vargas) • A consciência condena (c/ José Carlos Vargas) • Dando a mão pra mulherada • Deixei de ser boêmio • Este é o fim do solteirão (c/ José Carlos Vargas) • Fracassar por quê? • Fui eu que fiquei trovando • homenagem ao rei da trova (c/ Leonir) • Índio chucro (...)
• Francisco Vargas (1981) LP
• Francisco Vargas (1982) LP
• Francisco Vargas (Série Raízes dos pampas) (1999) EMI CD 

*Francisco Vargas faleceu em 30 de dezembro de 1995, dando fim a uma curta e exitosa carreira de cantor, nascido em São Pedro do Sul se tornou conhecido como trovador, depois ao entrar no mundo do disco ficou conhecido nacionalmente, grande perda para o mundo tradicionalista.

JONATAN PINHEIRO (trovador e repentista)

Jonatan Pinheiro, faleceu aos 19 anos em 30 de dezembro de 2001, filho do grande trovador Mitom Pinheiro, aos 11 anos de idade iniciou sua andança nos palcos de trova do Rio Grande do Sul, e outros estados, e ao surgir já se tornou conhecido e respeitado, tendo sido finalista em todos os grandes concursos de trova e vencedor em muitos deles, no dia 30 de dezembro de 2001 estava desfrutando de alguns dias de férias na cidade de Torres rs, e ao realizar uma travessia (a nado) no rio Mampitupa, desapareceu nas águas, morrendo afogado, deixando o mundo da trova consternado com sua morte, com certeza hoje é mais uma estrela iluminando a mente de cada trovador do Rio Grande.

Um feliz ano novo a todos nós.

*Por hora é isso inté fui...  

Um comentário:

  1. Grande Francisco Vargas, meu onterrâneo, pena que foi embora tão cedo.

    Ivanir Gracióli

    ResponderExcluir